Base de Conhecimentos

VISÃO GERAL DO webmail ZIMBRA

Ínicio >> Tutoriais >> Funções do Webmail Zimbra

Webmail Zimbra

Agendar E-mail

Após digitar um e-mail não precisa enviá-lo imediatamente, pode deixar uma data e horário pré-definido para o envio.

Clique nas imagens para expandir.

Criar Pastas

Para organizar os e-mails pode-se criar pastas específicas e colocá-los dentro. 

Em cima de uma pasta principal, exemplo a de “Entrada”, clicando com o botão direito, “Nova Pasta”, defina o nome, cor da pasta e confirme em “OK”.

Criar Pasta

Para colocar um e-mail na pasta pode-se apenas arrastá-lo até ela ou clicar no ícone indicado na imagem após selecionar o e-mail e escolher a pasta desejada.

Criar Marcadores

É possível classificar  mensagens de e-mail, contatos, tarefas e compromissos com marcadores.

Clicando com o botão direito sobre a opção “Marcadores”, “Novo Marcador”, defina nome e cor. Para marcar, clique com o botão direito no e-mail, opção “Marcar mensagem” e escolha o marcador.

Editar Como Novo

Caso queira enviar um e-mail que já tenha sido encaminhado anteriormente, ao invés de copiar, você pode clicar com o botão direito sobre o e-mail, selecione a opção “Editar como novo”.

Ele vai abrir como uma nova mensagem, com o mesmo texto e imagens do original, você pode editá-lo como um novo e-mail e enviá-lo.

Redirecionar E-mail

Recebeu um e-mail e quer reenviá-lo ou esqueceu de colocar um contato em cópia. Ao invés de encaminhar pode usar a opção “Redireciona”. O contato vai receber o e-mail como se ele tivesse em cópia. 

Clicando no e-mail com o botão direito, “Redireciona”, preencha o e-mail e clique em “OK”.

Função Buscar

Na função “Buscar”, é possível pesquisar outras opção além dos e-mail, segundo a primeira imagem.

 Conforme mostra a segunda imagem, o uso do “*” no início e no final da pesquisa, possibilita realizar uma busca com apenas parte da palavra.

Modo de Visualização

Existe a opção de mudar o modo de visualização da tela de e-mail, podendo estar à direita da lista de e-mail ou à baixo da mesma.

Conforme mostra as imagens ao lado.

Modo de Visualização

Na Aba “Visualizar” têm duas opções para visualização dos e-mails;

Por tópico: que agrupa os e-mails de uma conversa.

Por mensagem: que mostra cada e-mail individualmente.

Filtrar E-mails por contato

Para verificar quais e-mails já recebeu ou enviou de um contato específico, clicando com o botão direito do mouse em cima do nome do contato, seguindo a opção “Localizar e-mails”, escolha entre recebidos e enviados, assim terá acesso ao histórico de e-mails com este contato.

Chat

Utilize a opção “Chat” para conversar com os colegas de trabalho.  

Criar Contatos

Existe a opção de criar listas de contatos no Webmail, clicando na aba “Contatos”, opção “Novo Contato”, será aberto um formulário, preencha o máximo de informações para ter um registro bem completo e depois em “Salvar”.

Criar Grupos de Contatos

Também existe a opção de Grupos de contatos, exemplo crie um grupo RH e coloque todos do setor, quando for enviar um e-mail para o setor destine ao grupo, o Webmail vai anexar automaticamente todos os contatos do grupo.

Os grupos podem ser criados a partir dos e-mail do servidor ESWEB, contatos cadastrados ou pré-cadastrados. Apenas modifique a opção “Em” para buscar esses contatos.

Agenda

Os compromissos podem ser agendados no Webmail, porém a notificação só será exibida se ele estiver aberto.

Após o agendamento fica destacado no calendário o registro do compromisso.

Tarefa

Pode-se criar tarefas no Webmail para registrar e organizar seu dia, após concluir ou conforme for avançando etapas, é só atualizar na sua lista de tarefas.

Compartilhar

O Webmail fornece a opção de compartilhar pastas de trabalho, ou seja a mesma pasta do seu e-mail pode ser compartilhada com colegas de trabalho.

Compartilhar

Após escolher a pasta, defina o e-mail e quais liberações esse contato terá, confirme com “OK”. Uma solicitação de compartilhamento chegará ao usuário para aceitar o compartilhamento da pasta.

Aparência do Zmail

Na aba “Preferências”, opção “Geral” > “Aparência” consegue trocar o tema, fonte e tamanho letra do Webmail. Com isso personaliza-lo.

Endereço Confiável

E-mail que são domínios confiáveis porém suas mensagem sempre caem na pasta de SPAM ou lixeira podem ser adicionados como endereços confiáveis, com isso garantindo que as mensagens entrem na caixa de entrada.

Siga essas dicas e tenha uma melhor experiência com seu Webmail!